QUEM CONTA, ENCANTA!
JUSTIFICATIVA
A leitura é a chave que nos permite entrar em contato com outros mundos, ampliar horizontes, desenvolver a compreensão e acomunicação. A escola deve ser um lugar em que a convivência com a leitura aconteça de fato,permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidadede olhar e ver o que é a essência literária através de atividades que permitamuma compreensão maior da linguagem utilizada em diversos tipos de textos e lhedê condições para que ensaiem seus próprios passos em criações literárias.
OBJETIVO GERAL
Difundir práticas de leitura lúdica,valorizando o saber popular e a literatura de modo a contribuir para a formaçãode pessoas críticas e conscientes no seu papel de cidadão
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a biografia de grandes escritores brasileiros como: Vinicius de Moraes, CecíliaMeireles, Ziraldo, Ruth Rocha, Monteiro Lobato e Ana Maria Machado.
- Ampliar o repertório de histórias que os alunos conhecem, levando-os a sua familiarização
- Fazer com que as crianças construam o hábito de ouvir histórias e de sentir prazernas situações que envolvem a leitura
- Aproximá-los do universo escrito e dos portadores de escrita (livros, revista, jornais) paraque elas possam manuseá-los, reparar a beleza das imagens, relacionar texto eilustração, manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindopreferências e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
- Proporcionar situações de leitura compartilhada e uso da biblioteca
- Proporcionar a criança o empréstimo de livros para que possa ler com a família, realizando o registro num caderno específico (leitura em família)
ESTRATÉGIAS
Bimestralmente, o aluno terá oportunidade deconhecer a biografia e textos de autores anteriormente determinados, em sala deaula, sendo:
1º Bimestre: Vinicius deMoraes, Cecília Meireles
2º Bimestre – Ziraldo, RuthRocha
3º Bimestre – MonteiroLobato, Ana Maria Machado
4º Bimestre – Culminância doprojeto, com exposição dos trabalhos para a comunidade.
A escola buscará oportunidade de apresentar às crianças,em momentos específicos, pessoas que apreciam o trabalho com a leitura e atémesmo escritores da comunidade.
Ainda dentro do projeto, o professor estará oportunizandosemanalmente o empréstimo de livro a uma criança para ser compartilhado com afamília, após a leitura do livro, o aluno desenvolverá uma das atividadessugeridas (preenchimento da ficha literária, reconto da história, re-ilustração da capa da estória, entre outras)
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto, será feitaperiodicamente com o grupo de professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário