ESCOLA CLASSE ESTÂNCIA DE PLANALTINA
A escola iniciou suas atividades pedagógicas na Igreja Santa Luzia, onde, funcionavam 04 salas pequenas com capacidade para 15 á 20 alunos, também era utilizado o salão da igreja como sala de aula e no Centro Comunitário funcionava mais 01 sala de aula, 01 pequena cozinha, secretaria e direção e 01 sala para coordenação dos professores. A água utilizada para limpeza e preparo da merenda escolar, era tirada de uma cisterna pelos servidores da Escola com dificuldade.
No dia 15 de dezembro do ano de 1993 foi inaugurada pelo governador Joaquim Roriz, pela secretária Eurides Brito B. da Silva e pelo Diretor executivo da FEDF, na época, Marco A. de Moraes, a tão sonhada e esperada "Escola Classe Estância de Planaltina", situada no endereço: Condomínio Estância Planaltina, lotes 64 á 67 e 75.
A escola começou a funcionar com duas alas compostas por 10 salas de aula, 01 cantina, 01 depósito para merenda escolar, 02 banheiros para os servidores, 02 banheiros para os alunos, 01 sala para os servidores, 01 secretaria, 01 sala de direção, 01 sala de mecanografia,e ainda assim, no ano de 1994 utilizamos 04 salas da Igreja Santa Luzia.
Posteriormente, foram construídas mais duas alas, ambas compostas de 3 salas cada, a primeira era destinada para o funcionamento da biblioteca, da computação e um depósito e a segunda ala era composta de 03 salas de aula. Na mesma época também foi construído uma guarita para as porteiras e vigias e uma quadra esportiva.
No ano de 1999 foi feito o calçamento do estacionamento e o gradeamento de uma área destinada a um parque para crianças de até 06 anos.
Desde o ano de 1994 a escola atende no diurno alunos de 06 anos e de 1ª á 4ª série, e no ano de 1996 começou a funcionar o turno noturno, embora seja uma Escola Classe, atendia alunos de 5ª á 8ª série e o 1º segmento do EJA. No ano de 2004 foi encerrado o atendimento no turno noturno.
Em 2008 a Diretoria Regional de Ensino de Planaltina iniciou a implantação do Ensino Fundamental de 09 anos, proposto pelo Governo Federal para universalizar o acesso à escola e transformar este espaço em construção do saber através do lúdico valorizando as individualidade.
Assim nos preparamos para informar a nossa comunidade sobre as mudanças advindas e ao nosso corpo docente através da participação de fóruns, coordenações coletivas voltadas para análise do currículo e demais ações que facilitem a execução deste projeto para facilitar a transição entre os dois sistemas.
Assim nos preparamos para informar a nossa comunidade sobre as mudanças advindas e ao nosso corpo docente através da participação de fóruns, coordenações coletivas voltadas para análise do currículo e demais ações que facilitem a execução deste projeto para facilitar a transição entre os dois sistemas.
Acreditamos na importância do contexto social em que o movimento de aprendizagem se estabelece no âmbito da relação do homem com o mundo e na objetivação do homem com o mundo do trabalho, assim na construção do conhecimento como missão da escola, procuramos trabalhar a inter-relação de todos os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, a partir de um trabalho de dimensões mais substantivas e humanas, dentre elas, o uso da leitura como meio de emancipar o saber, despertando o gosto pela leitura, o resgate de valores morais, éticos e cristãos, promovendo a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que questionam e transformam a sociedade em que vivem.
Escola Classe Estancia de Planaltina
Nenhum comentário:
Postar um comentário